sexta-feira, 3 de junho de 2016

Cine Mosquito 57, Uma invasão do Cinema Local de Cabo Frio e Região.

O Filme CICLO, trás no elenco, o ator
Mauro Silveira, nome de peso das artes em
nossa região.
Cada vez mais maduro e com mais qualidade, a produção audiovisual e cinematográfica local está dando frutos. Uma nova geração chegando, mostrando seu trabalho e o público, cada vez mais generoso, e feliz com o que é nosso. O Cine Mosquito, que a 5 anos atrás tinha que exibir uma simplória produção local, agora se acotovela para escolher filmes de qualidade indiscutível, tudo feito em casa. E se o filme não for com câmeras de ultima geração, não tem problema, o mais importante é ver que a obra se comunica. Não podemos deixar de reconhecer e dar os devidos créditos ao Festival de Cinema de Cabo Frio, que a 10 anos vem trazendo excelência, qualidade e referência em audiovisual para nossa cidade. O Cine Mosquito, que teve sua alavancagem em 2008, agora, tem o prazer de mostrar uma riqueza que é fruto do trabalho de muita gente apaixonada e focada na linguagem cinematográfica.
Não é fácil mapear o complexo trabalho audiovisual na cidade de Cabo Frio, que tem a mão de muita gente em diversos braços políticos da cidade. Embora, nem todos os agentes responsável por esta história bonita, estejam do mesmo lado, é bom lembrar que, algum momento histórico a cidade se uniu para traçar um caminho intuitivo e comum a todos e, hoje, se não for o Festival de Cinema local, capitaneado por Miguel Alencar Jr., é o Cine Mosquito que segue levando adiante esta chama da produção local, sem deixar de mostrar o que é de fora e o que é de outras culturas, outros países e outras linguagens.
Cabo Frio conseguiu formar, nos últimos 10 anos, um time forte de cineastas, câmeras, realizadores, produtores, etc... alguns, como Lucas Müller já são profissionais e estão ganhando prêmios em festivais robustos de categoria nacional e internacional. Rafael Chagas, tornou-se um câmera profissionalíssimo, trabalhando para grandes emissoras de TV. Deborah Diniz, premiada no festival local é um exemplo de realização tanto na frente como por trás das câmeras, abraçando, inclusive a figura do ator histórico Mauro Silveira, que veio contudo e está trazendo sua colaboração para a nossa arte. O querido Herbert Salles, tornou-se um monge da criação audiovisual, recolhido em seu recanto, de lá, faz seus experimentos. Ravi Arrabal, depois de uma feliz aventura artístico-audiovisual com a famosa Abaeté, trouxe sua reflexão crítica e política para a ação na telona. Saudade também do querido Marcelo Pegado, que deixou um rastro de competência e paixão.
Os irmãos Heitor e Worthon, o ator Wagner Cabral, a atriz Mirian Panzer. A presença inesquecível do mestre Milton Alencar Jr. vendo seus rebentos surgirem a mil pelas ruas e becos da cidade, gritando, "ação, gravando, corta..." e sua nova parceria, Buna Pozzebon, que, juntos, levaram o belíssimo projeto TELETEATRO, com o TCC - Teatro Cabofriense de Comédia num belo exercício do fazer teatral em harmonia com o audiovisual, como a TV dos velhos tempos. Na produção, não podemos esquecer do apoio da TV-Cabo Frio e da Karen Varella, nomes, instituições e pessoas importantes para a coquista deste momento histórico que estamos vivendo, no espaço USINA4, capitaneado por José Facury, Tânea Arrabal e Ravi Arrabal.
Também não podemos deixar de lembrar das 13 edições realizadas na Casa Scliar, em 2014/2015, um fator que disparou o cine mosquito para um outro patamar de percepção e relação com uma platéia fiel e sedenta por mais arte na telona. Aqui estamos, no CINE MOSQUITO 57, nos preparando para a entrega do prêmio MOSQUITÃO DE OURO, que irá acontecer ainda este ano, contemplando uma história que já está com 8 anos de existência. Nossa equipe, hoje coesa e bem focada: Nathally Amariá, Manuela de Paiva Ellon e este que vos escreve, Jiddu Saldanha. Estamos num momento de grande investida e descoberta de um caminho sólido e forte, trilhado pelo Cine Mosquito, que atravessou todas as dificuldades e que, no tentando, continua firme.

SERVIÇO:
Cine Mosquito 57
Local: Espaço Usina 4
Hora: 19:30
Endereço: Rua Geraldo de Abreu, nº4 - Jardim Excelsior (na Tua da Ampla
Ingresso: R$ 2,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário